Confira 5 dicas de como reduzir os custos da escola

Para vencer a concorrência, várias instituições de ensino reduzem drasticamente seu preço. Porém, o que deveria ser um

Para vencer a concorrência, várias instituições de ensino reduzem drasticamente seu preço. Porém, o que deveria ser um diferencial competitivo se torna um problema para a saúde financeira do negócio. É preciso praticar valores competitivos, mas, ao mesmo tempo, reduzir os custos da escola para equilibrar o orçamento.

Quer saber como fazer isso? Então, confira agora mesmo o nosso post! Vamos falar da importância da redução de custos e abordar algumas dicas práticas para manter as contas sob controle.

Qual é a importância de reduzir custos na escola?

Um bom negócio é aquele que satisfaz as necessidades de todos os envolvidos. Por isso, é natural que o aluno busque um bom custo-benefício, uma instituição que oferece o melhor curso do mercado pelo menor valor possível.

No entanto, é necessário precificar o ensino de forma competitiva, mas sem desvalorizá-lo ou comprometer a saúde financeira da empresa. Nesse contexto, otimizar os custos da escola é fundamental.

Como reduzir custos e equilibrar o orçamento?

Selecionamos algumas medidas que ajudarão o gestor a conhecer os custos do negócio, identificar despesas desnecessárias e realizar cortes que não comprometem o bom andamento das atividades. Confira!

1. Registre todas as despesas

Pequenas despesas do dia a dia têm um impacto maior no orçamento do que muitos pensam e nem sempre são necessárias para o funcionamento da empresa.

Por isso, registre todas elas. Mantenha o controle por meio de planilhas ou de sistemas de gestão. Ao final da semana ou do mês, analise atentamente esses gastos, identifique os que são desnecessários e programe-se para comprar o que é realmente essencial.

Para ter acesso a essa ferramenta, o administrador não precisa adquirir softwares adicionais. O Sistema de Ensino R5 é tão completo que inclui um sistema de gestão integrado. Dessa forma, ele facilita o controle das receitas e despesas, proporcionando os dados necessários para a otimização de gastos.

2. Elabore um planejamento orçamentário

O registro das despesas também dará uma ideia dos valores que são necessários para cada atividade da escola. Faça uma média dos gastos mensais e use-os para criar um planejamento orçamentário. Obtenha conhecimento sobre esse assunto e faça cursos que possam ajudá-lo a controlar as finanças pessoais e empresariais.

O Sistema de Ensino R5 possui um curso excelente que mostra como utilizar as ferramentas do Excel na gestão financeira. Por isso, além de oferecê-lo aos seus alunos, é muito importante que o gestor, também tenha essa certificação. Ela vai ajudá-lo a aprimorar seus conhecimentos e, ao perceber o quanto essa formação desenvolve competências úteis no dia a dia, você terá ainda mais argumentos para oferecê-lo ao seu público.

3. Utilize boleto bancário

Quando a escola disponibiliza a opção de pagamento por meio de boleto bancário registrado, ela simplifica a vida do aluno. Com as novas regras da Febraban, a parcela pode ser liquidada em qualquer lugar. Além disso, a empresa economiza porque não precisa mobilizar funcionários para fazerem a cobrança.

4. Utilize SMS

O SMS é mais uma opção que o gestor da escola pode utilizar para facilitar o dia a dia da escola. As mensagens podem ser usadas tanto para alertar o aluno de que a data de pagamento está chegando, evitando a inadimplência por esquecimento, quanto para efetuar a cobrança caso seja necessário.

O SMS também pode ser usado como uma ferramenta para engajar seus alunos. A escola tem a opção de enviar uma mensagem cordial notificando-o da falta e ressaltando a importância de participar das atividades do curso. Quando o aluno é menor de idade, é possível avisar os pais a respeito da ausência.

5. Divulgue a escola por meios digitais

Atualmente, muitas empresas estão recorrendo aos marketing digital. Trata-se de uma alternativa eficaz, pois permite a segmentação de público e direciona sua propaganda para os grupos mais propensos a se interessarem pelo serviço. Esses canais ficam disponíveis 24 por dia, 7 dias por semana, e dessa forma conseguem alcançar um número maior de pessoas.

O sistema de ensino da R5 contribui para potencializar seu marketing digital e atrair interessados. Ele disponibiliza um site para a escola, além de posts para as mídias sociais e campanhas para captar alunos.

Enfim, um bom sistema de ensino eleva a performance da escola, tornando-a reconhecida em sua comunidade e transformando-a em uma opção atrativa para quem quer se qualificar melhor para o mercado. Além disso, ele contribui para otimizar os custos, contribuindo para a lucratividade do negócio.

Gostou das sugestões para reduzir os custos da escola? Que tal conferir outros conteúdos que vão ajudá-lo a garantir o sucesso da instituição? Continue aqui no blog e confira nossas dicas para atrair mais alunos!