7  vantagens que o ensino interativo proporciona para sua escola

Embora cada pessoa aprenda de forma diferente, não se pode negar que metodologias ativas costumam apresentar resultados melhores

Embora cada pessoa aprenda de forma diferente, não se pode negar que metodologias ativas costumam apresentar resultados melhores que apenas uma sucessão de aulas expositivas. Esse é um dos fatos que torna o ensino interativo muito vantajoso para os estudantes, especialmente aqueles que buscam construir conhecimento para aplicá-los em curto e médio prazo, especialmente para o desenvolvimento de carreira.

Portanto, se você procura uma alternativa para tornar a sua instituição de ensino diferenciada, não perca este post. Vamos explicar como o ensino interativo contribui para formar profissionais competentes e capazes de se destacar no mercado. Desta forma, seu curso conquista uma reputação excelente, engajando os alunos atuais e facilitando a captação de novos clientes. Confira!

O que é ensino interativo?

Trata-se de um método baseado em conceitos didático-pedagógicos atuais, que prevê uma trilha construída a partir de objetos de aprendizagem. As atividades são diversificadas e exigem a participação ativa do estudante. O ensino interativo utiliza um processo chamado Action Learning, que apresenta situações e problemas reais para que o aluno resolva com os conhecimentos e ferramentas proporcionadas pelo curso.

As deste sistema de ensino são:

  • objetos de aprendizagem: o conteúdo é subdividido em unidades menores, completas e independentes, que apresentam início, meio e fim;
  • trilha de aprendizagem: esses objetos de aprendizagem são apresentados ao estudante em uma ordem lógica e crescente, que começa com os temas mais fáceis e seguem em direção aos mais complexos;
  • aprendizagem 100%: devido ao uso da tecnologia, o aluno percorre essa trilha em um ritmo próprio. Assim, ele consegue rever o conteúdo quantas vezes forem necessárias até compreender plenamente o conceito e entender como aplicá-lo. O método também aponta quais foram os conceitos que não foram dominados em sua totalidade, e o estudante tem a opção de retomar esses pontos específicos;
  • diversidade: o conteúdo é apresentado de formas diferentes, para que seja plenamente compreendido por estudantes com estilos cognitivos diversos (visuais, auditivos e cinestésicos). Portanto, o método traz slides, leituras, situações-problema, áudios de qualidade e outros recursos, potencializando o aproveitamento de todos;
  • intencionalidade: os diferentes recursos são planejados para tornar a experiência de aprendizagem agradável e efetiva.

Quais são os benefícios do ensino interativo?

Essas características do método interativo garantem uma série de benefícios ao aluno e à instituição de ensino. Conheça as principais!

1.Flexibilidade nos horários

O ensino interativo permite que o aluno realize o curso em seu próprio ritmo e de acordo com suas possibilidades. Isso é muito importante para quem quer captar um público adulto, que, muitas vezes, já está inserido no mercado de trabalho e nem sempre consegue assistir aulas ou realizar as atividades junto com o restante de uma turma.

2.Experiência de aprendizagem agradável e funcional

O fato de os estímulos serem variados (slides, áudios, leituras, desafios, situações-problema reais) quebra a monotonia das aulas convencionais. Isso facilita a manutenção da atenção por parte dos estudantes, pois a experiência de aprendizagem se torna mais dinâmica e agradável.

Porém, além dessa percepção positiva, a diversidade de estímulos favorece uma aprendizagem significativa. Ela contempla os diferentes estilos cognitivos, além de proporcionar oportunidade para a elaboração do conhecimento em vários níveis. O aluno começa entendendo a teoria e os conceitos e chega à aplicação e avaliação. Portanto, trata-se de uma abordagem muito mais efetiva dos conteúdos.

3.Aulas mais interessantes

Quando o aluno estuda apenas a teoria, nem sempre ele entende a relevância de um conceito ou de um conjunto de informações. Dessa forma, é normal que ele perca o interesse e comprometa a experiência de aprendizagem como um todo.

No método interativo, isso não acontece. As situações-problema apresentadas são baseadas no que acontece na vida real. Essa característica do curso promove o engajamento dos alunos, que relacionam os conceitos com a prática e entendem o valor desse conhecimento para o exercício profissional, entre outros aspectos.

4.Engajamento dos alunos

Uma das grandes dificuldades das instituições de ensino é manter seus alunos engajados ao longo dos cursos. Afinal, o equilíbrio financeiro dessas empresas depende do fato de conseguirem formar turmas numerosas e conservá-las dessa forma até o final.

Quando os alunos veem a possibilidade de aplicarem o conhecimento já em curto prazo, esse engajamento aumenta. Eles percebem que as aulas imediatamente favorecem a melhora em sua performance profissional e reconhecem o valor dessa experiência de aprendizagem.

5.Melhora na performance profissional

A melhora na performance profissional traz benefícios para o aluno e para a instituição de ensino. O estudante passa a ser reconhecido por sua atuação no ambiente de trabalho, o que, frequentemente, gera oportunidades como promoções ou convites para processos seletivos em outras organizações. Portanto, o resultado é a ascensão na carreira.

Isso resulta em um benefício indireto também para a instituição de ensino. As pessoas costumam comentar sobre os cursos que fazem na empresa onde atuam e até mesmo nos momentos de descontração, junto ao círculo de pessoas conhecidas.

Dessa forma, os colegas de trabalho passam a enxergar os benefícios da formação. Eles percebem que o aluno está se tornando um profissional diferenciado e começando a obter reconhecimento devido a isso. O mesmo acontece com os gestores desse colaborador, que começam a ter uma imagem positiva da instituição de ensino.

Todos esses acontecimentos levam a uma percepção positiva da escola no mercado. As empresas começam a enxergar seu certificado como muito mais que um pedaço de papel. Ele se torna um atestado de excelência que diferencia os egressos de seus cursos em processos seletivos.

6.Aumento na captação de alunos

O sucesso dos seus alunos valoriza a instituição de ensino no mercado. Ela conquista a reputação de um centro de formação de excelência, que realmente promove o desenvolvimento de competências e potencializa a ascensão profissional de seus egressos. A captação de alunos se torna mais fácil, aumentando a lucratividade da empresa.

7.Redução de custos

Ao adotar um sistema de ensino interativo, a instituição dispensa a necessidade de contratar uma série de funcionários ou manter inúmeras salas de aula. Muitas das atividades são feitas pelo aluno de forma autônoma, exigindo a assistência de tutores apenas em dúvidas pontuais e específicas.

Assim, esse método representa uma redução de custos para a instituição, que também pode oferecer cursos a preços mais acessíveis e atingir um público maior.

Portanto, o ensino interativo traz diversas vantagens tanto para os estudantes quanto para a escola. Ele é uma alternativa para reduzir custos, melhorar a qualidade, conquistar uma boa reputação no mercado e se tornar relevante para a comunidade.

Entendeu quais são os benefícios do ensino interativo? Quer conhecer melhor esse método e saber como ele pode ajudar sua instituição a estabelecer um diferencial competitivo diante da concorrência? Não perca tempo! Converse com nossos especialistas e descubra um sistema que confere qualidade à sua escola. Solicite o teste grátis agora mesmo!