Como utilizar bolsas de estudo como estratégia de marketing educacional

O mercado educacional é um dos setores que mais crescem nas últimas décadas. O setor privado tem sido o grande impulsionador desses números com o avanço do ensino à distância, por exemplo. Dessa forma, desde os cursos básicos de profissionalização até cursos técnicos mais específicos e ensino superior registram mais vagas disponíveis nessa modalidade a cada ano que passa.

Com um grande número de instituições atuando em diversas frentes desse mercado, o setor educacional ficou extremamente competitivo. Por isso, é importante ficar atento às ações e estratégias de marketing para conseguir alcançar um público-alvo maior e mais diversificado.

Uma das principais estratégias para aumentar as receitas da instituição é oferecer bolsas de estudo. Elas já são uma realidade em todo o país e, também, um dos principais meios de conseguir mais estudantes interessados nos cursos. Esses benefícios são variados e vão desde as bolsas integrais por mérito, até as bolsas parciais com base em pré-requisitos estabelecidos pela instituição de ensino.

O fato é que a oferta de bolsas de estudos pode ser uma saída inteligente na hora de expandir as ações de marketing educacional. Além dos retornos comerciais e financeiros, é importante destacar que tal ação também influencia positivamente na imagem da instituição.

Quais as vantagens das bolsas de estudos para a instituição de ensino?

Uma das principais vantagens é, sem sombra de dúvidas, a redução da taxa de inadimplência. A oferta de bolsas de estudos fará com que o valor mensal a ser desembolsado pelo aluno não comprometa o orçamento dele. O resultado é a maior facilidade para quitar os compromissos financeiros com a instituição de ensino que, com isso, registra um menor índice de taxa de inadimplência entre os seus alunos- o que é algo desejado por qualquer empreendimento do setor educacional.

Outro fator importante para a instituição de ensino é a fidelização, bem como a retenção de alunos. As bolsas de estudos podem ter grande influência nesses dois parâmetros. Com um desconto na mensalidade e redução em demais gastos que o aluno terá ao longo do semestre, ele fica mais a vontade, sente-se valorizado e prestigiado pela instituição, pois a inexistência do desconto inviabilizaria, talvez, um projeto pessoal. Ou seja, os alunos terão uma alta taxa de satisfação e, dessa forma, será muito mais fácil fidelizar e mantê-los ativos até o final do curso.

É importante destacar que a publicidade e imagem da empresa serão beneficiadas de forma positiva. Oferecer descontos facilita a chamada e criação de ações de marketing, já que a bolsa em si já é um grande atrativo. A bolsa de estudo também transmite a mensagem de que a instituição está disposta a abrir mão de parte das receitas para que futuros alunos possam ingressar no curso e desenvolver um projeto pessoal. Essa é uma mensagem importante e pode ser fundamental para a aceitação do público alvo em um mercado tão competitivo como é o educacional.

Programa de bolsas de estudos da R5 Ensino

O programa de bolsas de estudo Bolsa Educa Brasil é um programa privado desenvolvido pela R5 Ensino cujo principal objetivo é juntar os interesses de alunos e instituições de ensino em todo o país. Com isso, o programa tem como principal finalidade oferecer oportunidades para os alunos ingressarem em cursos com preços mais acessíveis, de forma que o acesso ao ensino – nos mais diversos níveis – seja democratizado.

O projeto Bolsa Educa Brasil funciona de uma forma bem simples e fácil para que qualquer interessado tenha acesso às melhores ofertas. A única exigência é que o aluno faça um cadastro no site do programa. Com isso, as ofertas das diversas instituições de ensino parceiras são divulgadas de acordo com os interesses e o perfil do usuário.

Cada IES possui seus próprios critérios e os benefícios podem ser: isenção da taxa de matrícula, descontos nas mensalidades, diluição facilitada de pagamento, material didático oferecido de forma gratuita, além de outras ofertas e vantagens.

Clique aqui e saiba mais.

Gostou? Compartilha!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

É mais do que cursinho interativo. É qualidade educacional!

Faça como centenas de conveniados em todo o País. Coloque o Método de Ensino R5 em sua escola.

Aceite de cookies