Otimize o relacionamento com o cliente utilizando o Marketing Multicanal

Com o avanço tecnológico e o surgimento de diferentes canais de comunicação, a relação entre clientes e empresa não está mais limitada apenas ao presencial. Ao contrário, a maior parte desse contato acontece no ambiente virtual. Contudo, não basta estar presente em uma rede social, é preciso saber onde o cliente está e interagir com ele, por meio de diversos canais.

No contexto escolar, o marketing multicanal possibilita criar estratégias eficazes para aumentar a interação com os alunos e responsáveis. Além disso, com a integração dos canais, é possível avaliar a satisfação em relação à escola e, consequentemente, atuar na melhoria dos serviços oferecidos, gerando mais oportunidades de venda e impulsionando bons resultados.

O que é marketing multicanal?

De uma forma resumida, é uma estratégia na qual a empresa estabelece diferentes canais de comunicação com o cliente, ou mesmo, com potenciais usuários interessados em seu produto.

O propósito principal de adotá-lo é melhorar o atendimento, todavia, permite manter um fluxo constante de interações com os alunos (possíveis ou matriculados) de forma a estreitar os vínculos, aumentar o engajamento e alcance de sua marca.

Para as escolas, esse tipo de estratégia é essencial, uma vez que amplia as possibilidades de diálogo com os seus clientes. Por meio de canais personalizados, pode-se identificar eventuais falhas, atender diversos tipos de demanda e melhorar a experiência dos estudantes. Além disso, a presença e posicionamento ativo em diferentes canais de comunicação (convencionais ou digitais), permite uma divulgação que alcance um público com distintos tipos de comportamento – o que significa um processo de venda mais eficiente, propiciando um aumento na captação de novos alunos.

Dicas para otimizar o relacionamento com o cliente utilizando uma comunicação multicanal

Quem nunca ouviu a máxima “quem não é visto, não é lembrado”, não é mesmo? Entretanto, para que uma estratégia multicanal seja eficaz, não basta apenas ser visto, é preciso considerar a mensagem transmitida.

Diversificar os canais de comunicação é essencial para atingir uma quantidade maior de pessoas e aumentar o engajamento, mas é preciso saber escolher e adequar ao público-alvo. Para isso, abaixo estão três dicas a serem utilizadas antes de investir em uma plataforma de atendimento multicanal.

Compreenda o comportamento do seu cliente

É necessário dedicar um tempo para delimitar o público-alvo e compreender o seu perfil. Dessa maneira, procure identificar quais são os objetivos, demandas, hábitos e desejos a serem alcançados.

Também é fundamental saber quais são os canais que esse público mais utiliza – para entretenimento, compras, busca de informações e, principalmente, para entrar em contato com a empresa. Em geral, a coleta dos dados é feita a partir de questionários ou pesquisas de mercado.

Escolha os canais de acordo com o seu público

Sabendo quem é o público-alvo e o que ele procura, fica mais fácil escolher quais canais utilizar. Ainda que os clientes, em geral, desejem ter vários tipos de opções para comunicação com a escola, vale considerar que há os que têm preferência pelos meios tradicionais (lojas físicas, atendimento presencial, telefone etc.), enquanto outros dialogam melhor via redes sociais.

Adeque a linguagem ao meio

O objetivo pode ser o mesmo, mas cada meio tem a sua linguagem específica. Isso é importante porque é o que garante que a comunicação com o cliente realmente aconteça. Por isso, além de uma estratégia de marketing muito bem definida, é necessário oferecer um treinamento qualificado aos agentes de atendimento multicanal, capacitando-os a lidar com o cliente de modo assertivo.

Sistema interativo

A R5 Ensino dispõe de um Sistema de Ensino Interativo que conta com Sistemas de Gestão Escolar e Ambiente Virtual de Aprendizagem próprios. O Método de Ensino R5 é constituído de aulas interativas, atividades teóricas e práticas e livros desenvolvidos por profissionais competentes e conceituados. O principal objetivo é que o aluno possa ter uma aprendizagem efetiva.

O sistema de gerenciamento da R5 está integrado a uma plataforma de atendimento multicanal (e-mail, Whatsapp, SMS, Telegram, Webchat) que disponibiliza gatilhos de automatização de mensagens. Entre em contato com a R5 para saber mais!

Gostou? Compartilha!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

É mais do que cursinho interativo. É qualidade educacional!

Faça como centenas de conveniados em todo o País. Coloque o Método de Ensino R5 em sua escola.

Aceite de cookies