Como um sistema de gestão escolar pode beneficiar a sua Instituição de Ensino?

O mercado educacional está mais competitivo a cada ano que passa, portanto, não possuir uma gestão de qualidade significa ficar para trás em relação à concorrência, bem como às demandas do público-alvo.

O conceito de gestão é extremamente importante para qualquer tipo de negócio e isso inclui, é claro, as instituições de ensino. O mercado educacional está mais competitivo a cada ano que passa, portanto, não possuir uma gestão de qualidade significa ficar para trás em relação à concorrência, bem como às demandas do público-alvo.

Um sistema de gestão escolar é fundamental para uma instituição de ensino devido à possiblidade de gerir todos os setores da escola com apenas um único software. Com isso, o processo de gestão em si será facilitado e a tomada de decisões, planejamento de cenários futuros para expansão do negócio, além de soluções para problemas existentes, tornam-se tarefas mais simples.

É importante destacar que um sistema de gestão escolar eficiente é capaz de integrar os setores mais importantes de uma instituição de ensino. Ou seja, será possível definir as tarefas e responsabilidades da secretaria, bem como acompanhar o desempenho desse importante setor; controlar as finanças e fazer a gestão administrativa; desenvolver projetos e estratégias pedagógicas para definir aquilo que é melhor para os alunos; além de desenvolver estratégias de comunicação eficientes com pais e alunos.

Como o sistema de gestão escolar pode beneficiar uma instituição de ensino?

O principal parâmetro que define o sucesso de uma instituição de ensino no mercado é a qualidade do ensino. Por isso, a gestão pedagógica é essencial para que todo o planejamento e esforço sejam transformados em resultados concretos, ou seja, aprendizagem dos alunos.

Com um software apropriado, o coordenador pedagógico terá, à disposição, as informações mais importantes relacionadas ao ensino da instituição – atualizadas e ajustadas em tempo real. Dessa forma, com todos os dados importantes em mãos, será mais fácil analisar as medidas que precisam ser melhoradas internamente para otimizar os resultados de aprendizagem.

Outro ponto sensível para a gestão escolar de uma instituição é a gestão financeira. O software de gestão escolar também traz benefícios e vantagens nessa área, pois, por meio dele, é possível planejar estratégias para reduzir custos desnecessários, automatizar tarefas e desenvolver métodos para diminuir o índice de inadimplência.

Uma das primeiras vantagens percebidas será a facilidade quanto aos meios de pagamentos. Com o uso do software de gestão escolar é possível emitir e enviar boletos online, automatizar os registros de contas a pagar e a receber bem como diversificar os meios de pagamento. O mesmo sistema pode ser usado para disparar mensagens via e-mail e SMS em forma de lembrete para avisar os alunos da proximidade do vencimento da mensalidade.

Além disso, o sistema também pode ser utilizado para desenvolver campanhas de descontos e bolsas de estudos para atrair mais alunos. Com um bom software de gestão escolar em mãos será mais fácil controlar as finanças, definir novos investimentos e analisar se os resultados são positivos, bem como verificar se há lucro ou se alguns critérios precisam ser ajustados para tirar o negócio do vermelho.

Tecnologia educacional

Como ficou evidente, é preciso que a instituição de ensino disponha de um software de gestão escolar de forma a otimizar processos e permitir um maior controle nas esferas financeira, administrativa e pedagógica.

O sucesso de uma instituição de ensino não está atrelado apenas a preços imbatíveis ou qualidade de ensino, pois é preciso saber gerir o negócio e saber quais decisões precisam ser tomadas no curto e longo prazo.

A R5 Ensino é a mais indicada quando o assunto é desenvolver as melhores estratégias de gestão escolar, sendo a grande parceira de instituições que priorizam oferecer cursos de qualidade contando com todo um suporte de gestão escolar pronto. O método de ensino da R5 é reconhecido em todo o Brasil e dispõe de um sistema de gerenciamento pedagógico e financeiro próprio com as seguintes ferramentas:

  • Gerenciamento de matrículas dos alunos;
  • Matrículas divididas em categorias (cursos, bolsistas, etc.);
  • Painel exclusivo com as avaliações de cada aluno – informações de notas e frequência de presenças do aluno (sistema de presenças automática);
  • Acompanhamento geral do aluno;
  • Relatório financeiro e pedagógico que auxilia no desenvolvimento da instituição de ensino, facilitando a tomada de decisões;
  • Funil de vendas;
  • Emissão automática de boletos;
  • Ferramenta de WhatsApp/SMS e Telegram;
  • Atendimento multi canal;
  • Sistema de negativação SPC e SERASA.

Clique aqui e saiba mais.

Gostou? Compartilha!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

É mais do que cursinho interativo. É qualidade educacional!

Faça como centenas de conveniados em todo o País. Coloque o Método de Ensino R5 em sua escola.

Aceite de cookies