No ambiente educacional, a importância de reduzir a taxa de inadimplência é algo que deve ser considerado nas primeiras etapas de administração que envolve os processos financeiros.

Um dos maiores desafios para todo gestor educacional é estabelecer uma relação com o aluno para facilitar as questões referentes aos processos financeiros. Sendo assim, é essencial que a instituição de ensino busque medidas de automatização dos processos que envolvem as cobranças e estimular o responsável a quitar os compromissos financeiros, dentro do prazo estabelecido.

No âmbito educacional, a importância de reduzir a taxa de inadimplência é algo que deve ser considerado nas primeiras etapas de administração que envolve os processos financeiros. Além de desenvolver a relação de confiança entre ambas as partes – diretores e alunos – a cobrança automatizada é uma forma de otimizar os processos administrativos, de modo a conduzir as relações institucionais e impulsionar a integridade funcional.

Entenda as vantagens da cobrança automatizada

O objetivo principal da otimização das cobranças é resolver as questões referentes à inadimplência. Nesse sentido, para o contexto digital que a sociedade está inserida, deve ser implementado os recursos tecnológicos por meio do software de emissão de boletos bancários.

Esse recurso é fundamental para mensurar todos os detalhes das dívidas e acionar mecanismos específicos de controle de pendências, resultando na realização do pagamento, por parte do aluno, de forma a evitar possíveis transtornos fiscais.

Analisar a inadimplência de maneira mais efetiva

Um ponto importante que beneficia diretamente todo processo financeiro de um gestor educacional é a possibilidade de identificar os alunos com boletos pendentes. Ou seja, isso garante que os gestores possam atuar de maneira assertiva, pois compreendem na totalidade técnica da análise da inadimplência, o comportamento daqueles que não estão em dia com as cobranças.

Isso significa que os gestores sempre estarão cientes da quantidade de alunos inadimplentes, devido à vantagem de obter a informação acerca dos históricos de pagamento e das diversas atividades monetárias relacionadas ao pagamento dos boletos da sua instituição e outras questões financeiras que as permeiam.

Facilitar a realização do pagamento

No ponto de vista dos estudantes que pagam por um serviço, além da experiência educacional de qualidade, eles buscam maneiras simplificadas para que possam realizar os pagamentos de forma mais conveniente possível. Nesse sentido, é essencial que o gestor educacional compreenda as pretensões financeiras dos alunos e tenha em mente que adequar a cobrança automatizada implica positivamente na experiência dos alunos com o serviço oferecido.

Além de facilitar a forma de pagamento, essas medidas impactam diretamente na otimização das cobranças, pois agilizam a forma de relacionamento com as obrigações financeiras e visam reduzir a inadimplência.

Utilizar a automatização dos boletos, traz outras vantagens, como, aumento da produtividade dos funcionários que não precisam ser realocados para cobrar e lançar as mensalidades; agilidade e facilidade no recebimento de valores, evitando a movimentação financeira dentro do ambiente escolar, dificultando situações desagradáveis, como roubos, por exemplo.

Serviço automático para emissão de boletos

A R5 Ensino disponbiliza em seu licenciamento um Sistema de Gerenciamento que garante segurança nos processos administrativos e fornece integração por meio do boleto automático. Um lembrete de vencimento (com cinco dias de antecedência) é enviado ao sacador/pagador por uma mensagem via e-mail e SMS. Caso não seja identificado esse recebimento, uma comunicação de pendência é enviada por cinco semanas consecutivas.

O Sistema de Gerenciamento da R5 está integrado a diversos canais de atendimento (e-mail, Whatsapp, SMS, Telegram, Webchat) e automatiza as mensagens para solucionar os problemas de inadimplência de forma mais rápida possível. Entre em contato e saiba mais.