Além de criar planilhas e realizar cálculos modernos, o Excel também organiza números e transforma seus dados em informações. Essa ferramenta pode ser útil tanto no dia a dia quanto no trabalho, em qualquer área.

O Microsoft Office Excel é um gerador de planilhas produzido pela Microsoft em 1985 inicialmente para a plataforma MAC, da Apple, com sua primeira versão para Windows lançada em 1987. Quando foi criado, já existiam outros programas de planilha que eram populares na época. Mas, devido à rapidez com que o Excel chegou a outros sistemas operacionais, ultrapassou em vendas e solidificou a liderança da Microsoft no desenvolvimento de softwares para PC.

Com o propósito de otimizar seu trabalho por uma interface intuitiva e com ferramentas de cálculo capacitadas, esse programa revolucionou o mercado, tornando-se uma ferramenta indispensável para muitos profissionais – tanto que, para manter o posto, a Microsoft lança novas versões, aproximadamente, a cada dois anos.

Além de criar planilhas e realizar cálculos modernos, o Excel também organiza números e transforma seus dados em informações. Essa ferramenta pode ser útil tanto no dia a dia quanto no trabalho, em qualquer área. Pode ajudar a organizar seu orçamento doméstico, registrar despesas e contas, monitorar dívidas, acompanhar investimentos e em muitas outras atividades. No trabalho, garante controles essenciais e precisos em vendas, estoque, faturamento, produção, etc..

Saber usar o Excel é um diferencial no seu currículo

Em algumas áreas, o conhecimento avançado em Excel é pré-requisito para muitos processos seletivos. Dominar a ferramenta alavanca a carreira profissional, especialmente se você for contabilista. Hoje em dia, o contador se vê diretamente envolvido nas questões gerenciais da empresa. É ele quem deve relatar as informações contábeis e financeiras para que os empresários tomem suas próprias decisões e o Excel veio para agilizar e trazer excelência ao trabalho desses profissionais.

O programa tomou tamanha proporção que os próprios softwares contábeis já se adequaram a ele, integrando suas funções. Hoje é possível imprimir os relatórios contábeis na versão tabelada, importação e exportação de lançamentos contábeis (escriturações) e puxar dados ou valores de uma planilha para outra, tudo graças ao Excel. E sabemos que, em comparação ao trabalho manual, um software é anos-luz à frente.

Caso você esteja interessado em cursar Ciências Contábeis, é altamente recomendado realizar um curso de Excel durante a graduação. Saber manusear essa ferramenta o quanto antes, além de familiarizar com a linguagem, prepara para o mercado de trabalho. Se você já trabalha na área, é possível aperfeiçoar-se, pois Contabilidade e Excel estão integralmente associados.

Qualificação profissional

Na era em que os computadores tornaram os trabalhos mecânicos, a demanda por profissionais atualizados e experientes que possam operá-los tem sido cada vez maior. Atender a esse padrão e dominar o Excel faz de você um profissional requisitado, destacando-se entre os demais.

O Sistema de Ensino da R5 disponibiliza o curso Excel e Finanças: controle pessoal e empresarial para quem procura capacitação ou deseja aperfeiçoar-se. Durante o curso é possível aprender a criar planilhas e fórmulas, realizar cálculos, fazer formatação de planilhas e criar gráficos. Também compreender sobre dados, funções, referências e muitos outros recursos. Clique aqui e saiba mais.