Sabemos que atrair mais alunos não é uma tarefa fácil; há uma infinidade de cursos disponíveis e manter a escola em funcionamento exige esforço. Além do método de ensino interativo, que pode ser um diferencial importante, é necessário oferecer um ambiente escolar agradável, bom atendimento e pensar em estratégias de marketing educacional.
Invista em publicidade
Um dos objetivos da publicidade é fazer que um negócio seja comentado, conhecido e reconhecido. Essa estratégia não deve ser deixada de lado se você deseja conquistar novas matrículas e atrair mais alunos.
Fazer propaganda para captação de alunos é essencial. Não importa a forma escolhida, será por meio dela que muitas pessoas conhecerão sua escola, por isso é importante passar uma boa impressão para que os interessados se lembrem de sua escola quando estiverem procurando por profissionalização.
Como o modo de consumo mudou, antes de ir até a instituição, provavelmente o aluno buscará referências na internet. E essa experiência deve ser a melhor possível, porque poderá determinar se aluno entrará em contato com sua escola ou não.
Use a publicidade para mostrar o quanto sua escola é importante, faça que ela seja conhecida e desperte a atenção da comunidade.
Estude seu público
Conhecer o público é uma etapa bastante importante na hora de pensar em promoções e campanhas. Faça perguntas a seus clientes para descobrir qual estratégia será a mais apropriada para atrair mais alunos.
Há muitas escolas disputando para conseguir maior captação de alunos, então mostre a seus alunos que você se preocupa com eles e com a qualidade do conteúdo que oferece com a metodologia de ensino interativo.
As pessoas gostam de ser lembradas. Quem recebe um bom atendimento e fica satisfeito com certeza fará recomendações para conhecidos. Portanto, seja facilmente reconhecido por seu público!
Planeje!
Defina qual é seu objetivo antes de iniciar o marketing educacional. Você quer mais contatos para oferecer cursos futuramente? Quer fechar matrículas com novos alunos? Quer rematricular alunos que estão finalizando um curso?
Essas são algumas das perguntas que devem ser feitas para planejar como será a promoção para atrair mais alunos, pois assim é possível evitar gastos desnecessários.
O planejamento também serve para deixar organizado o período da campanha, por isso determine o início e o fim da promoção, para que a comunicação fique bem clara. Um período curto demais pode não ser suficiente para trazer o engajamento desejado; e um período longo demais pode dar a entender que a promoção é algo fixo, o que fazer que as pessoas acabem adiando sua participação.
Objetivos e metas bem estabelecidas fazem parte do planejamento, pois assim torna-se possível acompanhar o desempenho das ações e melhorar o processo de captação de alunos.
Registre o máximo de informações
Anote todos os dados extraídos em uma campanha! Isso auxilia o acompanhamento do desempenho e o planejamento de futuras ações. Algumas promoções dão mais certo do que outras, por isso é importante testar e analisar o que já foi feito para evitar a repetição de erros.
Há muitas maneiras de fazer publicidade: off-line (cartazes, filipetas, anúncios de jornal e de rádio) e on-line (posts patrocinados em mídias sociais e blogs).
Campanhas nas mídias tradicionais, como jornal e rádio, são mais difíceis de mensurar, pois não é possível saber se a mensagem foi realmente entregue para o público desejado. No entanto, esses canais ainda são muito utilizados pelo público, por isso podem trazer resultados.
Já as mídias digitais, como a publicidade em redes sociais, têm a característica de serem mais acessíveis, uma vez que não exigem grande investimento para iniciar e oferecem a possibilidade de análise dos resultados.
Ambas são boas alternativas para criar reconhecimento de marca e atrair mais alunos. O mais importante é conhecer o público para decidir se é melhor pagar por um carro de som ou fazer anúncios nas redes sociais ou até mesclar os dois tipos de mídia. Tudo depende de quanto você deseja investir e do que trará mais resultados, por isso é essencial manter registros de campanhas anteriores para analisar o que é mais viável. Com base nessas informações, é possível avaliar qual é o melhor canal para o marketing educacional de sua escola.
Envolva os alunos em suas campanhas
De nada adianta gastar com publicidade se as pessoas não se engajarem em sua campanha. Nem sempre um anúncio tem o objetivo de gerar vendas; pode ser que você queira apenas que as pessoas conheçam sua escola e que sua marca seja reconhecida e considerada na hora da escolha dos alunos. Em qualquer estratégia de marketing educacional, é necessário realizar ações; então, se isso não estiver acontecendo, é preciso otimizar o processo.
As estratégias de comunicação servem para que sua mensagem chegue até o público-alvo, então desperte o desejo de compra e gere a captação de alunos. Isso pode acontecer com seus cursos, já que os estudos são uma forma de investimento na carreira e no futuro.
Mostre que o sistema de ensino interativo é de qualidade e que sua escola oferece todas as condições para que o aluno alcance melhores posições no mercado de trabalho. Faça esforços para que os alunos deixem comentários positivos e principalmente sintam vontade de convidar amigos ou familiares para estudar em sua escola.
Quer mais ajuda para atrair mais alunos?
Como pensamos em nossas escolas conveniadas e desejamos que suas ações sejam efetivas, disponibilizamos gratuitamente os materiais para a Campanha Indique e Concorra. São materiais editáveis nos quais você pode colocar sua marca e começar a divulgar sua escola.
Com essa campanha, você pode realizar o sorteio de um produto ou kit e em troca registrar novos contatos para oferecer seus cursos!
Para saber como fazer um sorteio seguindo todas as regras legais, consulte o site da Caixa Econômica Federal.
Relembre as outras campanhas que fizemos para ajudá-lo a atrair mais alunos: Amigo Indica Amigo e Amigo da Onça.