Você sabe como agregar valor à educação?

A expressão “agregar valor” é bastante recorrente no mundo dos negócios. Empresas de todos os segmentos buscam oferecer

A expressão “agregar valor” é bastante recorrente no mundo dos negócios. Empresas de todos os segmentos buscam oferecer produtos e/ou serviços para seus clientes com valor agregado, pensando em atender anseios, necessidades e proporcionar boas experiências de consumo ao público.

Para muitas pessoas, agregar valor refere-se somente a cobrar mais caro. Para outras, trata-se de oferecer diferenciais de mercado. Para nós, significa mostrar para o conveniado o valor real do que está sendo vendido, convencendo-o de que vale a pena investir naquilo que você tem para oferecer.

No âmbito da educação não é diferente. Na verdade, é ainda mais importante ter valores agregados nesse segmento, porque ativos educacionais são intangíveis e estratégicos — ainda mais se considerarmos que esse mercado é altamente competitivo e é preciso destacar-se da concorrência.

Ficou interessado em saber mais sobre como agregar valor à educação? Continue lendo nosso post e fique por dentro das principais ações que podem ser realizadas pela sua instituição para se destacar no mercado e se tornar referência nesse ramo de negócio tão promissor.

Você precisa ser qualificado para qualificar

O mercado oferece, hoje, uma série de metodologias por meio de aparatos tecnológicos que prometem melhorar a qualidade do ensino nas escolas.

As novas soluções educacionais vêm atender demandas cada vez maiores de pais e alunos que não consideram suficientes os métodos de ensino tradicionais.

Hoje, métodos de ensino interativos e antenados nas tendências didático-pedagógicas, têm indicado melhores resultados de desempenho e aprendizado.

Você pode ainda conveniar-se a um sistema de ensino que comungue da mesma visão que sua escola e que atende às necessidades e interesses de pais e alunos. Isso, sem dúvida, é uma forma de agregar valor à educação.

Utilize um método interativo e tecnológico

Reunir dezenas de alunos para apenas passar um conteúdo pragmático e avaliá-los de modo a cumprir um plano pedagógico é um método limitado e, talvez, até mesmo ultrapassado.

Diante de uma geração que vem transformando as maneiras de se colocar no/para o mundo por meio de ferramentas e dispositivos tecnológicos, oferecer uma plataforma que permite ao aluno evoluir no seu tempo, não apenas favorece a rotina do estudante, como também inova nas práticas pedagógicas.

Um ensino interativo que conta com um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) eficiente, pode não só agregar valor à educação como solucionar velhos problemas do ambiente escolar, como captação e evasão de alunos, por exemplo.

Essa metodologia interativa e tecnológica proporciona maior flexibilidade, ensino individualizado e motiva o aprendizado, uma vez que ensina e progride de acordo com o nível de cada um.

Além disso, uma aula elaborada com recursos interativos é muito mais atrativa e interessante — o que certamente ajudará na assimilação das matérias.

Adote plataformas interativas que facilitem o aprendizado

 As plataformas de ensino interativo estão revolucionando a educação. Isso se deve ao fato de vivermos em uma sociedade em que o cotidiano das pessoas tem sido mais dinâmico e, para conciliar os diversos compromissos assumidos, é preciso flexibilizar.

Diante desse quadro, que tal valorizar o tempo das pessoas oferecendo a elas a oportunidade de estudar por meio de plataformas interativas?

Além de tornar menos rígidos os horários de estudo, as aulas tendem a ser mais interessantes e funcionais —já que o aprendizado se baseia em situações reais.

Com uma tecnologia que acompanha o ritmo do aluno, esse formato admite conteúdos inclusivos, subdivididos em unidades menores de fácil aprendizado, além de apresentar uma trilha de ensino que evolui dos temas mais simples aos mais complexos, melhorando a performance do aluno.

Utilize aplicativos

A utilização de aplicativos no ambiente escolar é uma ótima estratégia para agregar valor à educação, porque facilita o dia a dia dos alunos e professores.

Atualmente, muitos apps já estão disponíveis no mercado. Alguns se dedicam à organização de compromissos escolares (iSudies Pro, inClass); outros se dispõem a melhorar a comunicação (Edmodo, WPensar App) e ainda há os se voltam para desenvolver habilidades cognitivas (Elevate).

A maioria dessas ferramentas são gratuitas e, quando não, seu custo-benefício é excelente. O investimento nessas soluções digitais vai dar retorno para sua escola muito antes do que você imagina.

Os resultados alcançados serão revertidos em retenção e captação de alunos e, claro, melhoria do desempenho escolar.

Ofereça cursos extras

Oferecer cursos extras é também uma ótima opção para agregar valor à educação e uma grande oportunidade de ampliar as possibilidades de futuro profissional dos seus alunos.

Tirar o aluno da rotina da sala de aula e do conteúdo obrigatório é uma ação que contribui para o formação como um todo, além de dar um “up” no currículo. Você pode investir em cursos de informáticaidiomas, administrativos, profissionalizantes, dentre outros, e capacitar seu aluno para o mercado de trabalho.

Como são poucas as instituições de ensino regular que oferecem cursos extras em sua grade, isso pode ser grande diferencial para você. Então, promova esses cursos e incentive a participação dos alunos.

Você pode, ainda, instituir políticas de recompensa para os alunos que se destacarem durante o período de formação. Isso pode ser uma ideia bastante eficiente para reter e captar públicos cada vez mais engajados.

Diante desse quadro, é importante salientar que elaborar um bom planejamento escolar não é suficiente. É necessário estar atento à concorrência e ao feedback dos alunos, porque ambos têm condições de indicar quais diferenciais agregam valor à sua marca.

Faça uma autoavaliação visando resolver pontos negativos e foque nas estratégias que estão dando certo. Identifique valores racionais e emocionais que toquem o seu público e invista neles.

Além disso, identificar quais funcionalidades do serviço que você presta têm maior peso de conversão, é uma ação que também não pode ficar de fora. Se for preciso, reinvente-se!

Esperamos que as ações que listamos para você aplicar na sua escola e agregar valor à educação tenham ajudado. Interessado em fazer tudo isso funcionar efetivamente, mas não sabe como? Nós da R5 podemos ajudar você!

Somos a única empresa que tem material didático como livro (registrado na Biblioteca Nacional, com ISBN e autores especialistas), conveniados a ABED (Associação Brasileira de Ensino a Distância). Entre em contato conosco para que possamos somar esforços nessa empreitada!