Você conhece o jogo Mata Mosca?

Criado para que as crianças desenvolvessem agilidade na utilização do mouse, esse jogo antigo consistia em clicar nos pontos em que aparecesse uma mosca na tela do computador, esmagando-a. Com o advento dos smartphones, recentemente surgiu uma nova versão, em que o jogador deveria esmagar com o dedo os insetos que surgissem na tela do aparelho.

Ambas as versões não são o que podemos chamar de jogos instrutivos; pois, quando muito, treinavam a agilidade do jogador e, talvez, sua acuidade visual. E é exatamente isso que alguns sistemas de ensino interativo têm feito com seus alunos, já que estes não são levados a pensar sobre suas ações dentro das aulas. A única exigência é que saibam clicar em um ponto indicado na tela sem necessariamente saber o porquê e, uma vez executada a ação, não entendem o resultado gerado pela ação.

Além de infantilizarem o aluno, esses sistemas facilitam que o curso seja finalizado rapidamente, o que gera a falsa sensação de que se está aprendendo, quando na verdade só se está reproduzindo uma ação mecânica. Longe da escola, em casa ou no trabalho, ao tentar reproduzir os conteúdos supostamente aprendidos, o aluno terá dificuldades e se sentirá frustrado, duvidará de si mesmo e criticará o método e a escola em que estudou.

Buscando se distanciar de tais práticas, o Sistema de Ensino da R5 Ensino e Editora estimula os alunos a pensarem sobre suas ações e sobre os passos que executam durante a aula. Após uma explicação teórica e uma demonstração prática, os alunos são convidados a executar sozinhos as ações necessárias, sem uma indicação mecânica do que devem fazer. Ainda que cometam erros, os alunos têm a oportunidade de repensar suas ações e mudar suas escolhas, o que os leva a uma aprendizagem sólida, capaz de ser reproduzida no dia a dia.

A R5 Ensino está atualizada com as mais recentes tendências pedagógicas, as quais procura aplicar em seus cursos de modo que seus conveniados, mais do que matricular alunos, possam entregar qualificação profissional de qualidade e de relevância para a vida pessoal e profissional desses alunos.

Gostou? Compartilha!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

É mais do que cursinho interativo. É qualidade educacional!

Faça como centenas de conveniados em todo o País. Coloque o Método de Ensino R5 em sua escola.

Aceite de cookies