A diversificação de oferta é um tema importante na estratégia de modernização e expansão de escolas. De forma geral, as escolas que comercializam um único produto têm um risco de negócio muito mais alto do que aquelas que apostam em diversificação.
Com esse tipo de estratégia, a escola tem condições de alcançar um público muito mais significativo, criando condições favoráveis para a manutenção da sua saúde financeira.
Na prática, a diversificação pode ser estruturada de várias maneiras, por exemplo, por meio de uma expansão interna e pela ampliação do mercado e do leque de produtos ou serviços, que são apenas algumas das possibilidades que podem contribuir para o desenvolvimento sustentável de um negócio.
Escolas que utilizam esse mecanismo visam, principalmente, à redução de riscos. No entanto, como será possível colocar em prática esse conceito com qualidade e eficiência? Neste post, você vai ter acesso a algumas dicas que vão ajudá-lo na promoção de uma estratégia de diversificação de oferta na sua escola. Acompanhe e descubra!
Conheça o seu público
Antes de pensar na viabilidade de ampliar uma oferta de produtos ou serviços, é imprescindível que a escola conheça o seu público. Afinal, uma diversificação deve considerar as necessidades e as expectativas dos consumidores. Com isso, fica muito mais fácil aumentar as vendas e oportunizar o crescimento do negócio.
Uma boa maneira de colocar em prática essa dica é observando como é o comportamento de compra dos seus clientes. Quais são os cursos mais procurados? Quais são os períodos do ano em que aumenta a demanda e quais são as perspectivas e as motivações desses consumidores?
Entendendo o comportamento deles, você tem elementos que vão ajudá-lo a aplicar uma estratégia de diversificação que capte as necessidades desses clientes e que permita que você entregue a eles um produto alinhado com aquilo que estão procurando.
Vale lembrar que, no âmbito educacional, a diversificação deve estar alinhada com a qualidade do ensino que será oferecido. Por isso, antes de ampliar a oferta de produtos, lembre-se de prezar pelo oferecimento de itens que realmente alcancem as expectativas e contribuam, de forma efetiva, para a qualificação e a aprendizagem dos seus alunos.
Elabore um planejamento
Tendo acesso a informações sobre os seus clientes e as suas necessidades, o próximo passo é a elaboração de um planejamento. Dentro de uma empresa, o planejamento é mais do que importante — ele é o ponto de partida que deve anteceder qualquer tipo de ação.
Dessa forma, agora que você já conhece as necessidades e os anseios dos clientes e já sabe o que precisa oferecer a eles, é necessário realizar uma pesquisa de mercado, explorar as possibilidades disponíveis, verificar a viabilidade financeira da diversificação e quais são as etapas que precisam ser superadas para colocar essa mudança em prática.
Nesse planejamento, também é importante estabelecer prazos para o cumprimento dessas etapas, além de mensurar os riscos atrelados ao processo.
Treine a sua equipe
Quando você pensa em diversificar, é preciso ter em mente que esse plano envolve uma série de ações, e uma delas está relacionada ao treinamento da equipe. Para implementar mudanças, é preciso contar com a participação dos seus funcionários, que devem estar engajados e preparados para o novo cenário que será construído.
Com isso, é preciso estar cercado de profissionais competentes, que estejam alinhados com o plano do seu negócio e que estejam preparados para criar um cenário de oportunidades, envolvendo a empresa e os novos clientes que serão atraídos pela diversificação.
Aposte em inovação
O mercado de educação é altamente competitivo e isso exige das escolas criatividade e capacidade de oferecer aos seus clientes diferenciais que justifiquem a escolha pela instituição.
Dessa forma, o empreendedor que atua na área precisa oferecer aos seus clientes soluções que os encantem e surpreendam-nos, não só garantindo a satisfação, mas também incentivando a fidelização.
A escola que investe em diversificação de oferta aliada à inovação e entrega variedade aos seus alunos com ações e produtos diferenciados está ampliando suas condições de se destacar da concorrência, garantindo sua posição de relevância no mercado.
Ofereça soluções completas
Outro aspecto importante e que merece destaque diz respeito às soluções que são oferecidas aos clientes. Por exemplo, se você vai oferecer um curso de Excel básico, é importante que também tenha disponíveis outros cursos que permitam o aperfeiçoamento do aluno — nesse caso, um de Excel avançado ou, ainda, um de Excel para empresas.
Ao oferecer soluções completas, você amplia as condições de fidelizar os seus alunos e de aumentar as vendas dos seus cursos para ex-alunos que desejam ampliar o seu conhecimento dentro de uma determinada área.
Realize testes
Ao diversificar e lançar novos produtos no mercado, é importante a realização de testes que permitam mensurar como está a aceitação do seu público com relação àquele produto. Procure descobrir se os seus alunos estão gostando do novo curso oferecido e se ele realmente está sendo produtivo e atendendo às necessidades daquele consumidor.
Independentemente do produto — ou serviço — que está sendo disponibilizado, realizar testes iniciais e entender qual é o nível de aceitação do seu público oportuniza a realização de ajustes e a adaptação de possíveis situações que garantam o sucesso do projeto.
Além disso, se, nesse período de testes, você perceber que a novidade está trazendo resultados mais positivos do que o imaginado, aproveite a oportunidade para incrementar seu projeto e ampliar o plano de ação, oferecendo novas soluções que complementem a ideia inicial.
Aposte em uma plataforma educacional
As plataformas educacionais têm se mostrado um mecanismo de ensino muito popular nos últimos anos. A mudança de comportamento do público consumidor e a facilitação de troca de informações trazidas pela revolução 4.0 agregaram ainda mais pontos positivos para escolas que investem nesse tipo de inovação.
Utilizar uma plataforma educacional no ambiente da sua escola pode melhorar e incentivar a conclusão do curso, além de oportunizar a utilização de metodologias interativas, que contribuem para a construção do conhecimento e para o desenvolvimento do processo de aprendizado sob uma ótica diferenciada.
A R5 Ensino é uma plataforma educacional que oferece um sistema de ensino interativo, com o qual centenas de escolas em todo o país têm promovido a educação de comunidades. O Método de Ensino R5 é composto por atividades teóricas e práticas, aulas interativas, simuladores e livros desenvolvidos por especialistas conceituados em suas áreas — uma forma inovadora e voltada para o desenvolvimento de uma aprendizagem completa e eficaz.
Você quer conhecer mais sobre diversificação de oferta e descobrir como aplicá-la na sua escola? Entre no site da R5 Ensino e conheça detalhes sobre o nosso sistema de educação.