Sistema de Ensino R5

Conheça o Sistema de Ensino R5

Uma das maiores preocupações da R5 Ensino é a aprendizagem dos alunos. Prova disso é a maneira como

Uma das maiores preocupações da R5 Ensino é a aprendizagem dos alunos. Prova disso é a maneira como estruturamos nosso método de ensino interativo, com base nos conceitos didático-pedagógicos mais atuais.

Entenda agora cada uma das estratégias de aprendizagem que planejamos para nossos alunos. Vamos conhecê-las?

Você conhece o Action Learning?

Durante estudos nos anos 1950, o professor Reg Revans (1907-2003) observou a eficácia da aprendizagem pela resolução de problemas reais e urgentes. A partir disso, estruturou o modelo ou processo de aprendizagem denominado Action Learning (ou aprendizagem pela ação, em português), o qual, com a chegada de novas tecnologias, tornou-se amplamente utilizado. E é isso que o Sistema de Ensino R5 se propõe fazer na medida em que utiliza os conceitos aplicáveis de Action Learning em nossas aulas, simulando situações reais para que o aluno resolva com o uso das ferramentas que nos propomos a ensinar. Em resumo, nossos alunos aprendem “colocando a mão na massa”.

Objetos de aprendizagem

Nossa equipe analisa todo o conteúdo do curso, tanto a parte interativa quanto o livro, e estrutura os conteúdos e as informações em unidades menores e independentes, chamadas objetos de aprendizagem. Cada objeto de aprendizagem ou tópico, como também podem ser chamados, é composto por uma unidade de conhecimento completa, com início, meio e fim, capaz de gerar uma aprendizagem significativa para nossos alunos. É natural que um curso interativo da R5 Ensino tenha mais de uma centena de objetos de aprendizagem.

Trilhas de aprendizagem

Já sabemos que os conteúdos dos cursos do Sistema de Ensino R5 são fragmentados em objetos de aprendizagem e baseados em algumas práticas de Action Learning. Então você pode estar se perguntando se tudo isso não acaba sendo uma grande bagunça. Mas não, não é! A equipe pedagógica da R5 Ensino também pensou nisso para que nossos alunos tenham a melhor experiência possível. Mais do que “jogar” os conteúdos para os alunos, como frequentemente vemos mesmo em cursos presenciais, nós estruturamos os objetos de aprendizagem de maneira lógica, crescente, indo do assunto mais fácil para o mais difícil, na chamada trilha de aprendizagem. Seguindo esse percurso, garantimos que todos os alunos têm condições de aprender, independentemente do conhecimento prévio que já tenham.

Aprendizagem 100%

Nem toda escola pode garantir 100% de aprendizagem do conteúdo. Nós podemos. Nossos exercícios, nossos testes e nossos quizzes são indexados aos objetos de aprendizagem. Isso significa que conseguimos apontar exatamente em quais pontos houve aprendizagem insuficiente, o que oportuniza que o aluno, como agente do próprio conhecimento, decida se quer ou não complementar a lacuna que ficou em sua formação. Na prática, todos podem ter aprendizagem 100%. Você já parou para pensar no que acontece quando perde uma aula no modelo tradicional de ensino? Perde conteúdo, fica um passo atrás em relação à turma e, se o conteúdo seguinte depender do conteúdo perdido, haverá mais dificuldade nas próximas aulas. Isso não acontece no Sistema de Ensino R5; pois, independentemente do dia ou da hora em que o aluno for realizar a aula, ele segue a trilha de aprendizagem sem pular conteúdo e sem perder nada.

Estilos de aprendizagem

Um dos fundamentos pedagógicos mais consolidado é que alunos aprendem de maneiras diferente. Estudos sobre estilos de aprendizagem são amplos e diversos, bem como os alunos presentes em sala de aula atualmente. Assim como são variados os alunos, são também seus estilos de aprendizagem, e um modelo educacional que se preze não deve discriminar qualquer um desses estilos. O que é unanimidade, independentemente de nomenclatura e de corrente pedagógica, é que existem alunos visuais, que aprendem melhor ao ver, por exemplo assistindo a um vídeo; existem alunos auditivos, que aprendem melhor ao ouvir, por exemplo, ouvindo uma explicação em aula teórica; existem alunos cinestésicos, que aprendem melhor ao reproduzir determinada aprendizagem, seja anotando, seja praticando; e existem ainda os que mesclam esses estilos e que não se identificam com apenas uma característica específica. Entendendo que essas e outras variações existem, a R5 Ensino constrói suas aulas com áudios de qualidade, explicando a teoria para os alunos e expondo-a no livro para leitura, assim como convida o aluno a resolver as situações propostas. Nossos cursos também contam com esquemas, slides e apresentação visual do conteúdo, para atender a todos os tipos de alunos.

 

Em nosso método de ensino, nada é por acaso. Tudo é pensado para oportunizar ao aluno uma experiência de aprendizagem agradável e, sobretudo, relevante e funcional. E é em função de tudo isso que o Sistema de Ensino R5 vem se consolidando como o melhor e mais completo método de ensino interativo do mercado, obtendo excelentes resultados junto a seus alunos e conveniados.

Leia também sobre a Hora-aula dos nossos cursos.