A pandemia que vem afetando de modo nunca antes visto a vida de bilhões de pessoas, fez com que a taxa de desemprego atingisse o histórico nível de 14% no mês de setembro, segundo dados do IBGE. O impacto atingiu todos os setores da economia e também vem acelerando o processo de informatização das relações de trabalho, como o crescimento expoente do home office e dos serviços de delivery.

Diante desse cenário de grande instabilidade e incerteza, é fundamental que aqueles que buscam oportunidades no mercado de trabalho durante e pós-pandemia, bem como as próprias empresas, busquem oportunidades de se manterem atualizados sobre as tendências de mercado.

Antes da pandemia, a qualificação profissional como ingrediente essencial na construção de um currículo sólido, já era bastante valorizada. Atualmente, com o aumento na disputa por vagas de emprego, com inúmeras pessoas desempregadas voltando ao mercado em busca de uma oportunidade e uma quantidade reduzida de ofertas de emprego, essa exigência torna-se ainda mais fundamental.

Se, anos atrás um currículo com uma graduação apresentava um enorme diferencial no mercado de trabalho. Hoje, com a exigência cada vez maior de especialização, a busca por uma formação constante, como a realização de cursos de curta e média duração é absolutamente fundamental para que qualquer profissional adquira habilidades relevantes e uma vantagem em relação a seus concorrentes no mercado. Segundo uma pesquisa divulgada pela Catho Educação em 2018, profissionais que possuem pós-graduação em posições de coordenação possuem salários 53,7% maiores do que os demais.

Os cursos de curta e média duração se apresentam como ótimas opções para aqueles que desejam investir em sua formação em meio à pandemia. Exatamente pelo fato de não possuírem um tempo tão extenso como outros cursos de pós-graduação, permitem ao interessado usufruir dos ganhos de sua maior especialização e adequação às exigências de mercado em um prazo mais curto. Há ainda outras vantagens, como o desenvolvimento de habilidades práticas, formação de networking, oportunidade de mudança nos rumos da carreira, entre outras.

Os ganhos trazidos pelo aperfeiçoamento constante dos empregados e daqueles que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho também são relevantes para as empresas. Elas se beneficiam contando com profissionais mais qualificados, o que aumenta a produtividade de suas operações, além de poder contar com colaboradores mais criativos, mitigando também os riscos inerentes ao cenário que vivemos atualmente por conta da pandemia.

Segundo um estudo publicado pelo McCann Worldgroup, que contou com a participação de mais de 16 mil pessoas em 18 países de todos os continentes do mundo, a maioria da população se mostra cautelosa com relação às restrições impostas pela pandemia de Covid-19 (54% da população no Brasil). Isso exige das empresas uma atitude de suavização das incertezas, já que o atual cenário vem fazendo com que muitas pessoas possuam contato com ações nunca antes realizadas, como compras online, por exemplo.

Alternativa para capacitação em diversas áreas

Pensando nessa demanda crescente por especialização e busca por desenvolvimento de novas habilidades, a R5 Ensino oferece diversos cursos de curta e média duração com uma equipe de profissionais especialistas, mestres e doutores e um atendimento personalizado aos alunos, respeitando suas habilidades prévias e aptidões.

A R5 conta com uma metodologia de ensino que alia as necessidades de aprendizado dos alunos com a utilização das novas mídias e tecnologias disponíveis – contando com aulas interativas, livros desenvolvidos por autores respeitados e um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) onde o aluno pode encontrar explicações teóricas e exercícios práticos sobre os conteúdos de seu curso.

Há inúmeros cursos disponibilizados pela R5 Ensino, desde habilidades sempre exigidas no mercado como Pacote Office Essencial, passando por tendências como Programador Mobile e cursos relacionados a atividades que sempre contam com grande demanda do mercado, como Auxiliar de Contabilidade. O objetivo é entregar um produto capaz de promover a educação, qualificação e capacitação dos alunos.

Clique aqui e saiba mais.