Funcionalidades do AVA

Um sistema de ensino interativo que se preze, voltado para as novas tendências pedagógicas, precisa de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) à altura. Foi por isso que a R5 Ensino desenvolveu sua própria plataforma, totalmente integrada às funcionalidades das aulas que produzimos.

Moderno, agradável e funcional, o AVA da R5 Ensino traz uma série de benefícios que, se bem utilizados, conferem ao aluno uma melhor aprendizagem e, por consequência, um menor índice de desistência.

Mas não é só o aluno que se beneficia com essa ferramenta: tanto o tutor quanto o proprietário de escola de cursos livres podem (e devem) aproveitá-la.

Vamos conhecê-la melhor?

Exibindo as informações

Nosso método é interativo e prático; o tempo todo o aluno terá a impressão de estar aprendendo dentro do próprio software, mas na verdade estará em um ambiente simulado e pensado didaticamente para ensiná-lo. Entretanto, sempre que você ou o aluno precisarem ver informações do curso, basta posicionar o ponteiro do mouse na extremidade direita da tela, esperar 2 segundos e utilizar o menu exibido.

Nome do aluno

A primeira informação exibida para o aluno é seu próprio nome. Com esse dado, espera-se que o tutor, mesmo tendo inúmeros alunos, possa chamar cada aluno pelo nome.

Informações de aula

Para que tanto o aluno quanto o tutor possam se situar dentro do curso, são exibidos o nome do módulo, o nome da aula e, por fim, a progressão. Todas essas informações dão subsídios para o tutor monitorar a aula e a rotina do aluno, bem como prestar  melhor ajuda quando for acionado.

Anotações

Ao clicar no ícone <Anotações>, o aluno pode criar lembretes, anotações, registrar dúvidas sobre assuntos que quer aprofundar e muito mais. Essas anotações servem como orientação para o aluno durante seu momentos de estudo em casa. Por isso, é importante estimular os alunos a utilizar esse recurso.

Reportar erro

A R5 Ensino conta com uma equipe de profissionais altamente especializados, especialistas em suas áreas. Implementamos diversos processos de checagem e aferição da qualidade de nossos cursos. Ainda assim, por estarmos presentes em centenas de escolas, com variadas velocidades de conexão e capacidades de computadores, em sistemas operacionais mais antigos ou mais modernos, eventuais erros podem acontecer. Não é o que desejamos, mas, infelizmente, um sistema de ensino dessa complexidade e com essa dimensão de atuação está sujeito a diversas intempéries. Em função disso, implantamos o botão <Reportar erro>, que aciona automaticamente nossa equipe técnico-pedagógica para analisar o ocorrido. Esse atendimento não é imediato, pois depende de análise e especialmente porque uma ação que visa corrigir o problema em um computador pode ocasionar um erro em todos os computadores da escola ou, pior ainda, em todas as escolas. Mas não se preocupe; ao reportar o erro, o sistema entende que ali pode haver um problema e automaticamente passa para a tela seguinte.

Mas, atenção! Não use esse botão indiscriminadamente. Em quase 100% dos casos em que o aluno reporta um erro ou um travamento do sistema, na verdade ele não entendeu a ação solicitada na aula. Aconselhe-o a voltar algumas telas, ouvir novamente a explicação e tentar repetir a ação. Leia também: Travou? E agora?

 Sair da aula

Quando necessário, o aluno pode clicar no botão <Sair da aula>. Mas lembre-se de que, saindo da aula no meio de um tópico, o sistema entenderá que o tópico não foi concluído e, quando o aluno voltar para a aula, haverá a sugestão de que ele reinicie o tópico para que não tenha sua aprendizagem prejudicada.

Avançar, voltar e retroceder ao início

Antes de falarmos dessas opções do player da aula, precisamos lembrá-lo de que, quando a aula estiver tratando de uma ação prática, uma simulação de software, por exemplo, o player ficará momentaneamente oculto até que a ação seja finalizada.

Com o player visível, o aluno pode:

  • Avançar uma tela – Durante toda a aula para a progressão do conteúdo do tópico.
  • Voltar uma tela – Eventualmente quando o aluno não entende um conteúdo e precisa ouvir ou ver a explicação novamente.
  • Retroceder ao início – Quando o aluno quiser voltar para o início do curso; nesse caso, ele deverá refazer todos os passos do tópico novamente, mesmo que já os tenha realizado anteriormente.

Use e explore todas as funcionalidades que a R5 Ensino pensou para você, para sua escola, para seu tutor e para seus alunos.

Leia mais sobre nosso método de ensino no post: Conheça o Sistema de Ensino R5

Gostou? Compartilha!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

É mais do que cursinho interativo. É qualidade educacional!

Faça como centenas de conveniados em todo o País. Coloque o Método de Ensino R5 em sua escola.

Aceite de cookies