Ícone do AVA da R5 Ensino

Funcionalidades do AVA

Um sistema de ensino interativo que se preze, voltado para as novas tendências pedagógicas, precisa de um Ambiente

Um sistema de ensino interativo que se preze, voltado para as novas tendências pedagógicas, precisa de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) à altura. Foi por isso que a R5 Ensino desenvolveu sua própria plataforma, totalmente integrada às funcionalidades das aulas que produzimos.

Moderno, agradável e funcional, o AVA da R5 Ensino traz uma série de benefícios que, se bem utilizados, conferem ao aluno uma melhor aprendizagem e, por consequência, um menor índice de desistência.

Mas não é só o aluno que se beneficia com essa ferramenta: tanto o tutor quanto o proprietário de escola de cursos livres podem (e devem) aproveitá-la.

Vamos conhecê-la melhor?

Primeira inicialização do Windows

Exibindo as informações

Nosso método é interativo e prático; o tempo todo o aluno terá a impressão de estar aprendendo dentro do próprio software, mas na verdade estará em um ambiente simulado e pensado didaticamente para ensiná-lo. Entretanto, sempre que você ou o aluno precisarem ver informações do curso, basta posicionar o ponteiro do mouse na extremidade direita da tela, esperar 2 segundos e utilizar o menu exibido.

Nome do aluno

A primeira informação exibida para o aluno é seu próprio nome. Com esse dado, espera-se que o tutor, mesmo tendo inúmeros alunos, possa chamar cada aluno pelo nome.

Informações de aula

Para que tanto o aluno quanto o tutor possam se situar dentro do curso, são exibidos o nome do módulo, o nome da aula e, por fim, a progressão. Todas essas informações dão subsídios para o tutor monitorar a aula e a rotina do aluno, bem como prestar  melhor ajuda quando for acionado.

Anotações

 

Ícone anotações do AVA da R5

Ao clicar no ícone <Anotações>, o aluno pode criar lembretes, anotações, registrar dúvidas sobre assuntos que quer aprofundar e muito mais. Essas anotações servem como orientação para o aluno durante seu momentos de estudo em casa. Por isso, é importante estimular os alunos a utilizar esse recurso.

Reportar erro

Ícone Reportar Erro do AVA da R5

A R5 Ensino conta com uma equipe de profissionais altamente especializados, especialistas em suas áreas. Implementamos diversos processos de checagem e aferição da qualidade de nossos cursos. Ainda assim, por estarmos presentes em centenas de escolas, com variadas velocidades de conexão e capacidades de computadores, em sistemas operacionais mais antigos ou mais modernos, eventuais erros podem acontecer. Não é o que desejamos, mas, infelizmente, um sistema de ensino dessa complexidade e com essa dimensão de atuação está sujeito a diversas intempéries. Em função disso, implantamos o botão <Reportar erro>, que aciona automaticamente nossa equipe técnico-pedagógica para analisar o ocorrido. Esse atendimento não é imediato, pois depende de análise e especialmente porque uma ação que visa corrigir o problema em um computador pode ocasionar um erro em todos os computadores da escola ou, pior ainda, em todas as escolas. Mas não se preocupe; ao reportar o erro, o sistema entende que ali pode haver um problema e automaticamente passa para a tela seguinte.

Mas, atenção! Não use esse botão indiscriminadamente. Em quase 100% dos casos em que o aluno reporta um erro ou um travamento do sistema, na verdade ele não entendeu a ação solicitada na aula. Aconselhe-o a voltar algumas telas, ouvir novamente a explicação e tentar repetir a ação. Leia também: Travou? E agora?

 Sair da aula

 

Ícone Sair do AVA da R5

Quando necessário, o aluno pode clicar no botão <Sair da aula>. Mas lembre-se de que, saindo da aula no meio de um tópico, o sistema entenderá que o tópico não foi concluído e, quando o aluno voltar para a aula, haverá a sugestão de que ele reinicie o tópico para que não tenha sua aprendizagem prejudicada.

Avançar, voltar e retroceder ao início

Antes de falarmos dessas opções do player da aula, precisamos lembrá-lo de que, quando a aula estiver tratando de uma ação prática, uma simulação de software, por exemplo, o player ficará momentaneamente oculto até que a ação seja finalizada.

Com o player visível, o aluno pode:

  • Avançar uma tela – Durante toda a aula para a progressão do conteúdo do tópico.

Ícone avançar uma tela no AVA

  • Voltar uma tela – Eventualmente quando o aluno não entende um conteúdo e precisa ouvir ou ver a explicação novamente.

Ícone voltar uma tela no AVA

  • Retroceder ao início – Quando o aluno quiser voltar para o início do curso; nesse caso, ele deverá refazer todos os passos do tópico novamente, mesmo que já os tenha realizado anteriormente.

Ícone Retroceder ao Início no AVA

Use e explore todas as funcionalidades que a R5 Ensino pensou para você, para sua escola, para seu tutor e para seus alunos.

Leia mais sobre nosso método de ensino no post: Conheça o Sistema de Ensino R5