O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da R5 Ensino têm configuração automática.
Entretanto, se ao iniciá-lo ou logo após sua instalação a tela a seguir for exibida, significa que o AVA não está encontrando o Servidor.
Nesse caso, clique no campo <IP do Servidor> e insira o número de IP do servidor de sua escola ou o nome atribuído a ele.
Já o número da porta TCP deve ser sempre padrão: 3050.
Caso você não saiba localizar o número de IP ou o nome de seu servidor, realize os passos a seguir.
Passo 1
Localize o aplicativo <Atualizador> da R5 Ensino, que pode estar dentro da bandeja Windows, como mostra a imagem a seguir.
Passo 2
Clique com o botão direito do mouse sobre o aplicativo e, em seguida, selecione <Abrir>.
Assim que o aplicativo for iniciado, clique em <Rede> para visualizar o nome e o número de IP do servidor.
Passo 3
Você pode inserir tanto o nome do Servidor quanto o número de IP na tela de configuração do AVA, quando solicitado.
Passo 4
Após inserir a informação necessária, clique em <Testar>.
O AVA fará testes de conexão e, se tudo estiver correto, entrará automaticamente.
Pronto!
Passo 5
Se, mesmo seguindo estes passos, o AVA apresentar algum problema de conexão, pode existir algum problema em sua rede local. Nesse caso, solicite uma verificação a nosso suporte.
Para auxiliar o suporte, veja o post sobre a importância de alterar o nome do Servidor : “Alterando o nome do Servidor de aulas“