Por que backup em nuvem é mais seguro

Por que o backup em nuvem é mais seguro do que o backup tradicional?

Está cada vez mais comum as instituições educacionais adotarem o Método Interativo de Ensino, devido à sua qualidade

Está cada vez mais comum as instituições educacionais adotarem o Método Interativo de Ensino, devido à sua qualidade e às possibilidades de personalização. Para o Sistema de Gestão Escolar, que funciona principalmente por esferas digitais, o backup tem sido um grande aliado, como demonstrado no artigo Backup: o aliado do Método Interativo.

O backup é uma cópia de arquivos, imagens, vídeos, entre outros, que pode ser armazenada em dispositivos físicos, como computador ou pen drive, ou em sistemas online, como a nuvem. Não haver cópias seguras dos dados pode levar a problemas de grandes proporções, como a perda de dados e arquivos insubstituíveis, pois não há um sistema eletrônico imune a falhas de hardware ou software.

Caso esse backup não seja bem feito, pode gerar mais trabalho, despesas e ocupar ainda mais tempo. Assim, é extremamente importante escolher o backup mais adequado para cada necessidade.

 

Backup em nuvem e backup tradicional

O backup tradicional é feito por meio de servidores físicos, ou seja, computadores centrais e aparelhos de estrutura física instalados em uma empresa. Para isso, seria necessário investir em um ambiente exclusivo de Tecnologia da Informação (TI). Entretanto, mesmo com uma estrutura física específica para proteger os arquivos, o risco de perda dos documentos originais continua iminente, se são considerados problemas de ordem material, como roubos, incêndios, etc. A informação fica protegida com base na resistência do hardware, que não é infalível.

Por outro lado, existe o backup em nuvem, que pode proporcionar uma segurança superior, já que os arquivos não ficam armazenados em uma estrutura física; a cópia dos documentos é transferida para um servidor remoto, à prova de falhas.

Além de se resolver os riscos físicos, eliminam-se também os erros humanos, devido ao processo de automatização – não é necessário que uma pessoa se lembre de fazer o backup; ele será feito automaticamente, conforme for programado. Além disso, sua atualização é feita automaticamente, de forma a sempre ter disponível a última versão do arquivo resguardada. O espaço de armazenamento é ilimitado, o que o torna excelente e imprescindível para o Sistema de Gestão Escolar.

 

O backup em nuvem como investimento

Com o backup em nuvem os custos são menores e os benefícios, maiores. Toda a gestão de infraestrutura pode ficar por conta de uma equipe especialista na nuvem, poupando gastos altíssimos com software, energia, contratação e deslocamento de profissionais para manutenção dos aparelhos e elaboração dos backups regulares. O custo-benefício é incomparável.

Essa forma de armazenamento do backup garante que os arquivos estejam sempre disponíveis mediante um sistema bem mais rápido do que o backup tradicional, por causa da automatização. E os backups periódicos são baseados na necessidade de cada cliente.

Com os backups em nuvem, diminui-se o tempo e o esforço e aumenta-se a segurança e a organização, pois permitem que se invista em prevenção e oferecem uma plataforma segura e programável, eliminando riscos de caráter de falha humana ou intempéries ambientais, sendo a melhor opção de armazenamento de informações do Sistema de Gestão Escolar.

 

Por que a segurança dos arquivos é importante no Sistema Interativo?

As instituições de ensino que adotam o Método Interativo trabalham diariamente com uma gama de informações essenciais. Visto que o aprendizado é realizado em plataformas multimídias, depende-se totalmente do trabalho com dados virtuais, de forma que o dano a qualquer informação, por menor que seja, pode gerar a perda de arquivos essenciais à conclusão do curso de determinado aluno ou o apagamento de seus dados cadastrais, por exemplo, gerando inconvenientes tanto à Instituição que adota o Método Interativo de Ensino como a quem o está cursando. Veja aqui como contratar o backup em nuvem da R5 Ensino.