A importância do Backup no Sistema de Gestão Escolar

Backup: o aliado do Método Interativo de Ensino

A partir do momento em que os computadores surgiram, eles se mostraram uma ferramenta muito útil não apenas

A partir do momento em que os computadores surgiram, eles se mostraram uma ferramenta muito útil não apenas para a organização de grandes empresas, como também para a educação, tornando possíveis novos sistemas educacionais, tais como o Método Interativo de Ensino.

A R5 Ensino oferece cursos baseados nessa metodologia com o objetivo de proporcionar um ensino de qualidade, adequado às necessidades de cada aluno, utilizando-se das tecnologias de mídia disponíveis. Entretanto, com os novos métodos de armazenamento de informações, surge uma preocupação: a segurança dos dados salvos nesses dispositivos.

O backup é uma cópia de arquivos, imagens, vídeos, entre outros, que pode ser armazenada em dispositivos físicos, como computador ou pen drive, ou em sistemas online, como a nuvem, de forma segura e de fácil acesso.

Essa necessidade não poderia ser diferente no Sistema de Gestão Escolar: todos os documentos, boletins, diplomas, certificados, planos de aula, as informações acadêmicas, avaliações, e mesmo o controle financeiro são virtuais e devem ser armazenados de forma segura e que garanta a sua preservação.

 

A importância do backup no Sistema de Gestão Escolar

Assim como arquivos físicos estão sujeitos a intempéries, como umidade, bolor ou luz solar, os arquivos eletrônicos também estão expostos a riscos, como, por exemplo:

  • Problemas técnicos: todo aparelho eletrônico é constituído pelo hardware, que é a parte de estrutura física (teclado, tela, gabinete, mouse), e softwares, que são os programas que rodam no hardware (navegadores de internet, jogos, sistema operacional, etc). Tanto o hardware quanto o software estão sujeitos a falhas técnicas.

 

  • Documentos danificados: problemas de funcionamento no sistema podem corromper arquivos, tornando impossível a sua recuperação ou o acesso às informações contidas nele.

 

  • Vírus e malwares: são softwares desenvolvidos com o intuito de causar danos ao usuário e/ou roubar dados e arquivos. Os vírus são sistemas não confiáveis, podendo chegar por vias eletrônicas, como e-mails e websites, ou físicas, como DVDs, CDs e pen drives A depender do malware, ele pode mesmo inutilizar o software do computador.

 

  • Problemas de ordem material: desastres naturais, incêndios, roubos e furtos podem danificar o hardware, colocando em risco todos os dados e documentações, incluindo o backup, se este for mantido em um dispositivo físico. É nesse sentido que se revela a importância de se ter mais de uma cópia de segurança, uma pela empresa e outras guardadas em locais seguros, como a nuvem, em nosso Cloud Backup.

 

Nesse sentido, o backup no Sistema de Gestão Escolar se torna extremamente importante, pois possibilita salvar todas as informações digitalizadas, resguardando-as de quaisquer imprevistos.

 

Entenda como ter um backup de qualidade

Atualmente existem diversas mídias para armazenamento, como pen drives, CDs, DVDs e HDs externos. Essas mídias devem ser mantidas em locais seguros, em que não haja risco de danos ou avarias, pois seu extravio implica também a perda das informações nela contidas.

Por isso, é necessário um planejamento, isto é, ter uma segunda opção em caso de incidentes. Fazer mais de um backup é importante, pois evita que todo trabalho tenha de ser refeito. Quanto mais cópias, maiores as chances de se recuperar as informações.

Outro diferencial é realizar os backups diariamente de todos os arquivos que se julgue necessário e averiguar periodicamente se essas cópias seguras estão funcionando e se estão em uma versão atualizada.

Nem sempre é possível perceber quando acontecem falhas de gravação do backup, sendo assim, examinar se está tudo em ordem colabora para que o Sistema de Gestão Escolar seja eficaz.

Há outros recursos avançados que otimizam a realização dos backups, sendo ainda mais adequados para o Método Interativo de Ensino, já que a execução da tarefa é automatizada, o que garante maiores segurança e eficiência. Veja aqui como fazer a configuração de backup em nosso sistema.

Há ainda a possibilidade de eles serem gerados de forma automatizada, através de um processo feito por máquinas, o que garante ainda mais eficácia.

Assim, pode-se perceber o quanto é relevante utilizar o procedimento de backups, sobretudo nas escolas baseadas no Sistema Interativo, já que é a forma mais imediata e segura de recuperar os dados e as informações indispensáveis, sejam elas de ordem profissional ou particular. Além disso, o uso de backups contribui para a qualidade do rendimento no Sistema de Gestão Escolar, auxiliando tanto às instituições educacionais que se utilizam do Método Interativo de Ensino quanto aos seus alunos, demonstrando a seriedade e o comprometimento de ambas as partes.