A valorização da importância do livro didático é um diferencial positivo para a formação do aluno e, é essencial para contribuir positivamente para o seu aprendizado. Esse instrumento de ensino é uma peça fundamental inserida na educação, algo que as escolas devem considerar como primordial para agregar valor à aprendizagem. Isso porque o livro didático é um material produzido por especialistas em ensino, contendo em sua essência, a junção de todo esse conhecimento do ambiente educacional.
Neste contexto, a adoção do livro didático no ensino profissionalizante oportuniza ao aluno um novo momento de aprendizagem, a partir de conteúdos complementares e exclusivos, como atividades com gabaritos, dicas, links, curiosidades, artigos, etc. Ademais, a portabilidade, a diagramação, a impressão colorida, o fácil manuseio e o caráter desses conteúdos, que são intrinsecamente ligados ao curso realizado pelo aluno, tornam o livro uma fonte permanente de consulta e estudo.
Uma das características principais da integração do livro didático no ambiente educacional é o conteúdo se adequar para diferentes públicos estudantis, pelo fato de ter uma linguagem acessível, com diferentes abordagens, relacionadas aos conteúdos tratados, além de atividades que contribuem para a sua formação como complemento daquilo que estuda, facilitando a absorção do que está perpassado.
Vale destacar também que toda atividade pedagógica é considerada na composição da carga horária do curso. Assim, a leitura do livro confere ao aluno-leitor uma carga horária maior no certificado, tornando-o mais atrativo no mercado de trabalho.
Do ponto de vista da metodologia de ensino, o valor desse material didático agregado à aprendizagem é de extrema importância. Ou seja, o livro didático é um importante material que implica diretamente na personalização do ensino a partir de metodologias ativas. Desse modo, é necessário que os gestores escolares tenham consciência de que estimular o interesse dos alunos também para o uso desse recurso didático, é uma forma de contribuir positivamente para a sua aprendizagem.
O livro didático que se preze possui características que permitem ao leitor a identificação imediata de seus critérios de qualidade, tais como: o selo do ISBN, conferido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL); e autores que tenham formação na área – especialistas, mestres ou doutores. São esses pontos que diferenciam o verdadeiro livro das apostilas, fotocópias e PDFs, tão comuns no ensino de cursos profissionalizantes, por exemplo.
Portanto, aqueles gestores que prezam pelas virtudes da educação, precisam reconhecer os benefícios de adotar e disponibilizar um material didático, que atenda a essas características, e que ressaltem a qualidade do ensino como um diferencial. Dessa forma, além de melhorar a aplicação e o desenvolvimento do ensino, garante relevância para própria imagem institucional.
R5 Ensino e Editora
A R5 Ensino é pioneira nesse segmento, registrada nos órgãos competentes e possui as devidas autorizações. Além disso, conta com autores especializados em suas áreas e está plenamente adequada a todas as legislações vigentes no país. Os livros são produzidos de acordo com as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e com a lei de Direito Autoral (Lei n. 9.610/1998), que garantem a credibilidade dos conteúdos apresentados. A Editora assegura conteúdos exclusivos e de qualidade, criados pelos melhores autores, garantindo livros especialmente pensados para as necessidades dos alunos.
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