A importância do curso de informática com a nova Carteira Verde e Amarela

A Carteira Verde e Amarela é um programa criado pelo Governo Federal por meio da Medida Provisória (MP)

A Carteira Verde e Amarela é um programa criado pelo Governo Federal por meio da Medida Provisória (MP) 905/19, que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2020. O projeto incentiva a contratação de jovens entre 18 e 29 anos, faixa etária mais atingida pelo desemprego.

Neste artigo você saberá por que os jovens que se enquadram na Carteira Verde e Amarela devem fazer um curso de informática para aumentar suas chances de ingressar no mercado de trabalho.

Mas, antes, vamos entender…

Como funciona o programa Carteira Verde e Amarela?

O programa tem como objetivo diminuir de 30 a 34% o custo da mão de obra nas contratações de jovens nas empresas, desta forma estimulando os empregadores a procurar candidatos na faixa etária indicada para preencher algumas vagas.

Entre as mudanças que vão ocorrer no custo de mão de obra estão:

  • Diminuição da contribuição para o FGTS de 8% para 2%;
  • Redução de 20% da multa do FGTS em caso de demissão;
  • Pagamentos de férias e 13º salário poderão ser adiantados a cada mês;
  • Empregadores não precisarão pagar a contribuição patronal ao INSS;
  • Não serão devidas alíquotas do Sistema S;
  • O Salário Educação não precisará ser pago.

No entanto, há algumas regras que as empresas deverão seguir para contratar jovens pelo programa:

  • O prazo de contrato nessa modalidade deverá ser de dois anos, sendo convertido para um contrato CLT tradicional após este período;
  • As empresas poderão empregar por meio do programa até 31 de dezembro de 2022;
  • Os contratados deverão receber até 1,5 salário mínimo;
  • Empresas não devem empregar mais do que 20% do seu total de funcionários nessa modalidade;
  • Não será permitida a substituição de trabalhadores, apenas contratar novos.

O objetivo do Governo Federal é que a medida gere 1,8 milhões de empregos até o ano de 2022.

Por que é importante fazer um curso de informática?

Quem se enquadra no programa deve pensar seriamente em fazer um curso de informática. Veja alguns motivos pelos quais adquirir esse conhecimento é importante.

O mundo gira em torno da tecnologia

Pode-se dizer que no mundo atual a tecnologia impera, e quem não tiver conhecimento do tema pode ficar para trás.

O computador faz parte praticamente de todas as áreas profissionais. Na saúde, é usado para fazer registros de pacientes e consultas e ajuda a realizar o diagnóstico de doenças. Na educação, se tornou uma importante ferramenta de auxílio para professores e alunos.

Na indústria, é utilizado para a realização de pesquisas avançadas, fabricação de produtos e desenvolvimento de tecnologias. No comércio, registra-se produtos e compras em computadores, e assim são obtidos dados dos lucros.

Atualmente, temos a impressão de que o computador está em todos os lugares, até em nossos bolsos, já que há celulares que, por mais simples que sejam, têm acesso à Internet e aplicativos com as mais diversas finalidades. Por isso é imprescindível que você saiba informática e possa atender às necessidades da empresa na qual está se candidatando a uma vaga.

Muitas vagas exigem domínio de informática

O número de vagas que exigem qualificação em informática cresce exponencialmente.

Desde elaborar textos e planilhas eletrônicas, enviar e-mails, fazer apresentações em slides, administrar sites e redes sociais a criar bancos de dados, são inúmeras as tarefas em que é necessário saber informática.

Se você ainda tem muito que aprender nessa área, um curso de informática básica pode te ajudar a realizar algumas tarefas, como digitar de forma correta e ágil, acessar a Internet, usar os programas do Pacote Office, entre outros requisitos que podem ser exigidos para um cargo.

Ajudar a se destacar no mercado de trabalho

Empiricamente, podemos dizer que grande parte da população sabe mexer em um computador. Ligar e desligar, usar a Internet, digitar e enviar mensagens são tarefas que realizamos todos os dias. Mas, para se destacar em uma seleção, é importante ter um diferencial.

Com um curso de informática você vai se sobressair entre os concorrentes a uma vaga, não apenas por seu conhecimento, mas pelo certificado de conclusão de curso, que é valorizado nas empresas, uma vez que é a comprovação de que você está capacitado para fazer determinadas atividades.

Preparar-se para novas qualificações

Fazer um curso básico de informática também pode ajudar você a se preparar para novas qualificações, já que os conceitos aprendidos são o início de tudo.

Assim você poderá buscar novos cursos profissionalizantes e passa a contar com mais opções de curso superior, como Tecnologia da Informação, Ciência da Computação, Administração de Banco de Dados, Análise de Segurança, Design, Programação de Computadores, Engenharia da Computação, Análise de Redes, Análise de Suporte, entre outros.

Onde fazer um curso de informática?

Nós, da R5, oferecemos o Curso de Informática para o Mercado de Trabalho, com conteúdo de qualidade voltado para quem deseja se capacitar para funções em empresas, escritórios e faculdades.

Nele você vai aprender a utilizar o sistema operacional Microsoft Windows 10 e os programas Word 2016, Excel 2016 e Power Point 2016, ferramentas essenciais em várias profissões.

O curso é presencial e tem carga horária de 96 horas. Ele pode ser feito por jovens a partir de 14 anos e, para se matricular, você apenas precisa saber ler e escrever.

Durante o curso você vai receber o material didático e um espaço reservado ao aluno com um computador. Ao fim do curso você receberá um certificado de conclusão, que poderá ser incluído em seu currículo.

Para obter mais informações, cadastre-se em nosso site.

Se você representa ou trabalha em uma instituição de ensino, saiba que trabalhamos com parcerias para levar o Curso de Informática Para o Mercado de Trabalho a mais pessoas e assim instruir cada vez mais jovens. Desta forma, você irá ajudar seus alunos a se qualificar e crescer profissionalmente. Cadastre sua escola e saiba como funciona o nosso modelo de parceria.

E você, que deseja estar apto a ser contratado por meio do programa Carteira Verde e Amarela, não perca a oportunidade de melhorar seu currículo e obter um conhecimento essencial atualmente, que pode fazer toda a diferença na sua inserção profissional.